Startup brasileira é escolhida pelo Unicef para criar blockchain e token

Por 10/02/2023
10/02/2023


A  Investtools, startup carioca de softwares, anunciou que desenvolverá o Giga Token para a UNICEF, organização da ONU para defender e proteger os direitos de crianças e adolescentes. Uma iniciativa entre a UNICEF e a International Telecommunication Union, o Giga tem como objetivo conectar todas as escolas à internet até 2030.

Em colaboração com o Giga e a Unicef Venture Fund, a Investtools desenvolverá um marketplace de blockchain no qual as partes interessadas do governo podem oferecer incentivos não monetários, como por exemplo incentivos fiscais, e os provedores de Internet (ISPs) podem assinar contratos para fornecer conectividade às escolas em troca de tokens.

A alocação de tokens para cada escola é guiada por uma ‘pontuação de conectividade’ calculada pelo Giga. Os ISPs podem posteriormente resgatar seus tokens para incentivos não monetários fornecidos ao marketplace.

Segundo a empresa, o resultado esperado é um marketplace que incentiva os provedores de internet a melhorarem a conectividade de escolas menos privilegiadas. Como prova de conceito, o projeto visa conectar ao menos uma escola como resultado do marketplace. 

Criptomoedas como incentivo

Em muitos países, escolas mais remotas e de mais difícil acesso continuam sem acesso à internet. Em muitos casos, conectar essas escolas à internet não é lucrativo para os ISPs, pois a necessidade de construir uma nova infraestrutura não pode ser monetizada por meio de consumidores pagantes.

O jeito de fazer negócios para conectividade em tais configurações é limitado. Por estas razões, o projeto irá explorar o desenvolvimento de um sistema baseado em incentivos, que pode funcionar em paralelo com a aquisição tradicional.

“Além de restringir as aplicações, a conexão ao blockchain garante a preservação dos dados na rede, de forma que eles não possam ser apagados e possam ser consultados publicamente, permitindo acompanhar as movimentações financeiras e ao mesmo tempo tornar o processo inteiramente auditável”, afirma David Gibbin, CEO da Investools.

A Investools foi a única empresa brasileira a ser escolhida para participar do UNICEF Venture Fund’s cohort, um conglomerado de startups que irão desenvolver um software baseado em blockchain, para apoiar a missão do Giga de inclusão digital conectando todas as escolas à internet.

Fonte: cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS